A importância do Triptofano para a saúde

Alimentos ricos em triptofanoO triptofano é um aminoácido essencial para o corpo e que deve ser obtido pela alimentação.

Ele é importante para a manutenção da saúde no geral e participa do crescimento normal da síntese proteica e é um dos aminoácidos que estimula a secreção de insulina e hormônio do crescimento.

O triptofano é um aminoácido que fica na corrente sanguínea e que pode ser levado para o sistema nervoso central. Mas para o aminoácido entrar no sistema nervoso central é preciso ultrapassar a barreira hematoencefálica.

Sua deficiência pode causar vários problemas como insônia, depressão, ansiedade, estresse, impulsividade, irritabilidade, falta de concentração, mau humor e crescimento deficiente em crianças.

Algumas fontes de triptofano estão o queijo, amendoim, castanha de cajú, ovo, ervilha, amêndoa, abacate, batata, banana, carne de frango, pescada e couve-flor.

Além dos alimentos ricos em triptofano, é possível encontrar suplementos (em cápsulas) à base do nutriente. Entretanto, antes de consumi-los é importante conversar com seu médico para uma dosagem correta.

Benefícios do triptofano

Por ser levado para o sistema nervoso central faz o triptofano ser convertido em serotonina. A serotonina é um neurotransmissor que atua diretamente no cérebro, estabelecendo comunicação entre as células nervosas.

A serotonina é muito importante porque atua regulando o humor, apetite, sono, ritmo cardíaco, sensibilidade e funções intelectuais.

A serotonina tem sido reconhecida como um neurotransmissor de importância central contra a depressão. Tanto é que a maioria dos remédios para depressão visam elevar os níveis de serotonina.

Triptofano ajuda contra a ansiedadePor atuar no cérebro faz a serotonina ser importante também contra o estresse e pode ser um ótimo remédio para ansiedade já que ajuda reduzir o hormônio cortisol naturalmente.

Além de ajudar na formação do hormônio serotonina, o triptofano facilita a libertação dos componentes energéticos para manter a vitalidade do organismo no combate aos agentes estressantes dos distúrbios do sono.

Além disso, o triptofano ajuda na produção da melatonina que é um hormônio ligado ao ciclo circadiano que é a forma como o organismo organiza suas funções quando estamos acordados e durante o sono. Com isso, triptofano ajuda melhorar a qualidade do sono.

Por estar ligada a serotonina faz o triptofano estimular o aumento da saciedade, a serotonina ajuda a controlar a fome e diminuir a compulsão alimentar o que ajuda no emagrecimento saudável e na manutenção do peso.

Além disso, o triptofano é ótimo para as mulheres porque auxilia na melhora do humor durante a TPM.

É importante salientar que o consumo excessivo de triptofano pode causar alguns efeitos colaterais como náuseas, sonolência, cefaleia e síndrome de eosinofilia-mialgia que é uma síndrome complexa sistêmica com componentes autoimunes e inflamatórios que afeta a pele, fáscia, músculo, nervo, vasos sanguíneos, pulmão e coração.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *